“Rogamo-vos também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos e sejais pacientes para com todos” (1 Tessalonicenses 5.14).
Os que quebram alguma ordem são desordeiros, e os piores deles são aqueles usados pelo inimigo a fim de gerarem algum tipo de prejuízo para o Reino de Deus. Nós, porém, que estamos no Reino do nosso Senhor e Salvador Jesus, temos a obrigação de darmos o bom testemunho em tudo o que fizermos. Nenhuma de nossas atitudes deve favorecer o desordeiro-mor – que é o diabo –, pois a Bíblia declara que somos as cartas escritas do Senhor, as quais a maioria dos perdidos tem para ler (2 Coríntios 3.1-3). Se, no entanto, deixarmos o maligno conduzir-nos ao pecado, dermos um péssimo exemplo e não assumirmos nem cumprimos a nossa missão, estaremos quebrando a ordem estabelecida pelo Altíssimo.
Os desordeiros não devem ser evitados, mas admoestados com amor – um sentimento que tem de permear todos os nossos atos, porque, apenas por meio dele, muitos terão juízo e deixarão os maus caminhos. Somente os que são firmes em cumprir o plano divino conseguem agradar a Deus. Por isso, eles têm um vigor muito grande; afinal, ao alegrarem o coração do Senhor, Ele lhes concede a Sua força (Neemias 8.10b). Meu irmão, seja sempre um cumpridor de tudo o que o Altíssimo ordena, e você será a alegria dEle.
As pessoas de pouco ânimo necessitam da nossa oração. De fato, precisam ser consoladas, pois, se desanimarem por completo, sequer procurarão a ajuda divina e, consequentemente, passarão a ser presas fáceis nas mãos de Satanás. Jamais permita que isso ocorra em sua vida. Não se esqueça de que, sem lenha, o fogo se apaga (Provérbios 26.20a). Portanto, suba ao monte de Deus e “corte madeira” para que sua fogueira não venha a se extinguir. O Senhor não mudou; Ele realiza as mesmas obras na vida de quem ousa crer em Sua Palavra.
Aqueles que estão fracos na fé caem com frequência. Infelizmente, tem sido grande o número desses que não resistem às tentações. Na verdade, ninguém que, espiritualmente, esteja forte é derrubado pelo inimigo, mas, como alguns permitem ser levados pela tentação de não vigiar, deixam também de orar, de ir à igreja, de ler a Bíblia e, assim, dia após dia, vão perdendo suas forças. Então, quando percebem que já não há mais vigor para lutarem contra os ataques do diabo, caem.
Completando as orientações de Paulo, o Espírito de Deus fala que é nosso dever sermos pacientes com todos (Tiago 5.8). Esses ensinamentos nos são dados para que façamos a obra sem condenação. Veja bem: o inimigo usa alguém para nos agredir e, por estarmos fora de sintonia com os Céus, revidamos – o que pode levar algumas pessoas a se fecharem com relação à Mensagem da cruz. Se, porém, formos pacientes e não retribuirmos as agressões feitas a nós, conseguiremos, ainda que mais tarde, a admiração de muitos daqueles que nos feriram, pois, após o nervosismo e a agitação passarem, muitos de nossos agressores irão arrepender-se do que fizeram conosco.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário