“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 5.23).
O Senhor é Deus de paz. Paz significa solução, cura, libertação de pecados, vícios, dívidas, problemas financeiros, conjugais e de outra ordem. O nosso Pai tem a capacidade para fazer do maior transgressor das leis dos homens e da Lei divina uma pessoa santificada. Ele transforma um ser perturbado em uma criatura tranquila. Por ser excelente, Deus não faz o caos ou qualquer outra desordem, mas prima pelo bem de Sua criação.
O Todo-Poderoso deseja que Seu povo busque a santificação, a qual é algo completo, pois abrange todo o nosso ser e está disponível a todos. O maior pecador pode ser transformado, desde que deixe o poder divino operar em sua vida. Conhecemos pessoas que eram completamente contrárias aos bons princípios, as quais viviam na imundícia da imoralidade, nas sendas do crime e dos demais desvios, mas, um dia, deram ouvidos ao que a Palavra de Deus lhes revelou e, em um abrir e fechar de olhos, entregaram-se completamente a Jesus e foram renovadas pelo Seu poder.
O espírito – É algo indestrutível. Por ter sido criado à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1.27), tem a mesma essência do Senhor. Enquanto o homem estiver vivo, há esperança de ser transformado na pessoa que o Pai deseja que ele seja. No entanto, é preciso dizer sim para Jesus e permitir que Ele faça a obra. Não há como fazer algo para adiantar o processo ou melhorar o que será realizado pelo Criador.
A alma – É a parte do homem que raciona, pensa e está ligada à mente. Se ela não for santificada, não é possível ao ser humano fazer a vontade de Deus plenamente. Só mesmo aquele que se entrega aos cuidados divinos com todo o seu coração e deixa que Ele o santifique alcança vitória sobre as tentações.
O corpo – É a porção física do ser. É sabido que a matéria será destruída após a nossa morte, quando formos colocados sob a terra. Porém, na ressurreição dos justos, haveremos de recebê-lo de volta glorificado (1 Coríntios 15). Não sabemos ao certo como será isso, mas podemos ter um vislumbre do que aconteceu com Jesus após Sua ressurreição – Ele entrou onde os discípulos estavam apesar de as portas estarem fechadas (João 20.19).
A Palavra diz que espírito, alma e corpo serão conservados irrepreensíveis para a vinda do Senhor Jesus. É bom prestar atenção a esse detalhe, porque, quando Ele vier, se alguma dessas três partes que compõem a nossa vida não estiver conservada sem nenhuma falha, poderemos sofrer dano. Portanto, analise cada parte do seu ser e busque a santificação, para que você não sofra algum prejuízo.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário